Sociedades cristas e Cristianismo!

Pra quem acompanha este blog, deve perceber que sempre estou falando de religioes, ao mesmo tempo que falo da viagem propriamente dita. Isso ocorre, tanto por um interesse pessoal, mas tambem pelo fato de que viajar no Oriente naturalmente te coloca diante deste tema o tempo todo. Religioes e tradicoes ‘e o que mais voce ve quando vem para estes paises.

Quando voce olha para as sociedade hindus, budistas e muculmanas voce encontra muitos devotos; conforme os lugares, voce sente que as pessoas respiram religiao. Mas quando voce olha para as sociedades cristas, principalmente as mais desenvolvidas, modernas e os grandes centros, a atmosfera ‘e bem diferente. Nestes, tanto a religiao quanto as tradicoes, se perderam e sao sinonimo de imbecilizacao segui-las. Nos paises desenvolvidos da Europa, por exemplo, voce encontra muito mais ateus do que em qualquer outro lugar.

Depois principalmente do periodo renascentista no Ocidente, quando o homem estava bastante cansado de receber os conhecimentos apenas Revelados por Deus e motivado por buscar algum valor para ele (como se homem e Deus fossem duas coisas distintas), o homem passou a se tornar a “medida de todas as coisas” e se ver separado de Deus, mudando a maneira que percebe a si mesmo.

A igreja catolica, que era veiculo da revelacao divina, passa a ser questionada por Lutero dizendo que nao deveria haver ninguem entre Deus e o homem e propondo que cada individuo interpretasse as escrituras por si mesmo. A igreja perde o poder. Muito mais tarde vem Nietzsche e anuncia em tom de ironia e critica “ matamos Deus”.

E a coisa descambou de vez… Depois uma sucessao de outros casos, como Marx apregoando o comunismo e assim por diante. Como o homem passa a ser a medida de todas as coisas, ele precisa se sentir inteiramente livre, entao Deus se tornou um obstaculo. Entre a vontade de Deus e a minha, fico com quem? Com a minha. Baseado nessa crenca tao enraizada, tudo virou uma coisa sem pe e nem cabeca e nao somos mais capazes de discernir.

Nao existe mais certo e errado, existe o certo e errado Para Mim, o certo e errado Para Voce. No ashram tinha discussoes com os meu colegas de coisas basicas. Essa coisa do “homem ‘e a medida de todas coisas” parece uma epidemia, que torna tudo tao contaminado, que voce nao consegue mais ter uma discussao produtiva com ninguem. Um dia, apos um banho no ganges, comecamos a falar sobre isso e tentei mostrar que nao era bem assim. Entao perguntei: e essa pedra que esta aqui no chao, ‘e uma pedra ou nao? E a resposta foi unamime: “depende de quem esta olhando. Para mim pode ser uma pedra para voce nao!” Eu disse: Pimba!!!! O homem ‘e a medida de todas as coisas!! Eu esbravejava empolgada com a discussao idiota fruto do ponto que o homem chegou e dizia: “ Isso ‘e uma pedra!!! Pega, sinta!!! ‘E uma pedra e tem uma funcao de pedra tanto na natureza como na vida do homem! Se voce quer usa-la como oculos, como comida, como chapeu, vai ser impossivel. Mas se voce quiser contruir uma casa, usar como um banco, usar para tentar se proteger de um assaltante, etc, ela esta dentro de sua funcionalidade de pedra.” As pessoas ficaram me olhando tipo sem entender muito o porque daquilo, outros entenderam e a discussao acabou. Esses se interessaram em querer entender aonde eu estava tendo acesso a esse conhecimento novo. Eu falei: novo? Isso ‘e mais antigo do que nossos avos…

Bom, mas para que eu estou falando tudo isso? Para poder entrar no Cristianismo, na religiao mais presente no Ocidente. O cristianismo perdeu lugar com a globalizacao e acesso a informacao as religioes orientais. O ocidente descobriu o hinduismo e o budismo. E hoje sobraram poucos cristaos verdadeiros. As pessoas que tinham uma busca maior pelo divino foram para o Oriente e hoje seguem, em partes, estas religioes. Porque em partes? Porque o homem ocidental, o nosso homem, normalmente nao segue nada inteiro, so o que nao faz ele ter muitas renuncias, por isso, temos muita gente fazendo uma boa salada. Continuaram “ cristaos” os hipocritas, que vao a igreja todo domingo, fazem uma caridade ou outra no final do ano, mas suas acoes nao tem nada a ver com os ensinamentos de Cristo. Sobrou e aumentou a populacao de igrejas evangelicas, onde algumas brincam com o dinheiro do povo. Na verdade, hoje os pobres e os doentes ‘e que buscam mais o divino, alguem com um senso de privacao maior. A causa do Lutero, que eu nao tenho nada contra as razoes que levaram ele a se rebelar, mas junto com todo o oba oba moderno, hoje todos podem interpretar a palavra de Deus, ate a igreja Bola de Neve. E entre voce ser um drogado ou um “fanatico”, melhor o segundo.

E assim falar hoje em dia que voce ‘e cristao para um ocidental ‘e meio fora de contexto. Eu brinco dizendo, que se eu voltar para o Brasil rezando com a biblia embaixo do braco, estou fora. Mas se eu voltar meditando com os livros sagrados do Buda, eu sou espiritualizada. Como se os cristaos nao meditassem. Caramba, ate que ponto chegamos!

O Jaison, meu amigo ingles, quando voltamos conversando de Rishikesh ate Delli, me contou que passou um mes num mosteiro na Tailandia e que um monge disse para ele: “porque todos voces vem para ca buscar religiao, voces tem um Deus tao bonito nos seus paises! Quando voce voltar para o teu pais, experimenta ir na igreja!”

Pois ‘e, olhando para essas sociedades “ cristas”, ou seja, para o ocidente, quem tem alguma aspiracao espiritual, hoje nao tem mais moticao para entrar na igreja. Por um lado, porque confundem sociedade crista com cristao. Confundem as aberracoes da idade media com cristianismo. Confundem costumes e valores locais, como do Imperio Romano, com o que ‘e ser cristao. Por outro, porque as igrejas ficaram muito restritas a ensinar somente as leis e mandamentos tornando a mensagem seca.

Cristo deixou bem claro quem sao os cristaos. “ Por isto conhecereis quem sao os meus discipulos, por vos amar-des uns aos outros como eu vous amei.” Ele da a chave para voce saber quem ‘e e quem nao ‘e cristao. Cristaos não são os individuos que fazem parte da sociedade crista, nem todos os padres, papas e pastores, mas os santos (canonizados ou nao) e os cristaos exemplares!

8 comentários em “Sociedades cristas e Cristianismo!

  1. Amei o comentario sobre a Bola de Neve conheci uma das igrejas deles em Balneario Camboriu e bem gostoso adorar a Deus junto com eles. E o comentario sobre ser viciado e fanatico também foi bem colocado!!! Amiga, fico deliciada com os seus textos, grande beijo, amo vocÊ!

  2. Tenho lhe acompanhado desde o início do ano… e vou continuar, certamente! Menina, minha vida ja deu 1000 reviravoltas… De floripa depois q formei passei 6 meses na Irlanda, depois voltei para assumir no Ibama lá no maranhão, no último remanescente da Amazonia por lá… Altas experiências… Lá conheci meu maridão, q é goiano (huahuah), assim passei 2 anos lá e desde outubro de 2009 estamos em Goiânia (fomos transferidos…), mas outra hora escrevo pra contar melhor… hehe
    Sobre esse último post, confesso que as idéias são bem complexas, ou melhor, meu sentimento de resistência ao catolicismo, na verdade, impede um pouco que eu te acompanhe… Mas, tens toda razão (no q eu degluti). E sinto ainda que não tenho lugar. Já meditei demais, recitei mantras e sempre volto às orações que minha avó ensinou. Aí pega minha resistência… será que sou eu que acredito ou é questão de cultura/tradição? Vou dar um tempo, ler novamente e processar melhor, depois te dou um retorno! bjão

    • Oi Marcia!!!

      Nossa quantas voltas voce deu, que legal, adorei saber. Mas imagino tb que deve ter sido cansativo, pois exige adaptacao cada vez. A sua experiencia no Maranhao deve ter sido muito rica. Como sao esses lugares? Ainda nao estive em nenhum dos dois. Pois ‘e, este post eu sabia que ia ser dificil digerir. Hj a resistencia ao catolicismo e a nocao de homem guia de si mesmo virou uma realidade. Mas nao se preocupe, eu vou tentar explicar melhor no proximo haha. Tb ja tive muitos preconceitos, mas mais que preconceitos, duvidas e desconhecimento. Agora que estou estudando as coisas estao ficando mais claras. Nao adianta, qdo a gente tem muitas perguntas, o esforco para entende-las ‘e super necessario. Eu estou comecando a encontrar respostas estudando. Por exemplo, qdo voce fala da reza, estou aprendendo a rezar, nao sabia rezar porque nao entendia o sentido das palavras proferidas, rezava por tradicao, qdo rezava. Agora minhas rezas tem sentido e junto sinto mudancas em mim por meio delas…

      Beijao
      Bibi
      Continue comigo!!

      Beijao querida!!!

  3. Bibi querida
    Muito corajoso de sua parte escrever sobre religião. Desde menina questiono estes conceitos,vc “é a frutinha q nao caiu longe do pé”…
    Hoje observo com mais flexibilidade as escolhas dos seres humanos.Penso que nossos entendimentos carecem de igualdade pois somos diferentes.
    As informações estão ai para pesquisar,analisar com dados e fatos antes não disponiveis ao nosso mecanismo da inteligencia.
    E pedra Bibi é um mineral e nunca poderá ser vegetal, animal,por mais que tentem transformá-la, continuará no mesmo reino mineral.Voce esta com razão…
    Agora, entendo q Jesus Cristo o Mestre essenio, veio abrir nossos olhos “cegos” p/ realidade do mundo espiritual, veio acalmar as “tempestades” mentais,nos fazendo “ressucitar”como Lazaro, mas não das tumbas fisicas, mas psicológicas e mentais, em direção a verdadeira vida: a espiritual e eterna conscientemente vividas.

  4. Oi Bibe querida!
    Como queria ir junto com você assistir a palestra do Prof. Monir sobre o livro do Mário Ferreira dos Santos, “Cristianismo, a religião do homem”. Será no dia 17/07/10. Tenho certeza que você iria adorar! Mas pode deixar que vou prestar bastante atenção e anotar tudo, para conversarmos na sua volta. Isso ainda vai nos render muita discussão e aprendizado.
    Um grande beijo.
    Andrea

Deixe um comentário

