Uma licao de valores humanos (entre o Oriente e o Ocidente)!

Um dia desses na viagem, sentada num restaurante sozinha tentando me conectar na internet sem sucesso, um senhor do meu lado tentou me ajudar. Mas nao adiantava, o wi-fi estava bloqueado no meu computador e eu nao sabia porque.
Bom, tentando resolver o problema da internet, papo vem papo vai, comecamos a conversar. Estava em Damascus na Siria. O tal senhor era um egipcio que estava ali a trabalho, gerenciava o Recursos Huamnos da Liga Arabe, tendo que viajar a cada semana para paises diferentes. Nao sei bem como, mas a conversa engatou de uma forma que nao paravamos mais de falar. Foi uma conversa muito especial.
Ele ‘e muculmano e comecamos a falar de espiritualidade, religiao, Deus, vida, enfim… e ele me contou que os arabes tem por costume cuidar de seus pais ate eles falecerem. Deu exemplo do pai dele que ficou doente e como sua esposa ja havia falecido, todos os dias, um dos filhos dormia com o pai somente para fazer companhia. Todos esses filhos sao casados, tem filhos e trabalham. Ai ele me contou que ficou muito tocado durante o tempo que morou nos USA e um amigo dele (de uns 70 e poucos anos), que estava muito doente e vivia sozinho, de seus filhos nao fazerem companhia, pois tinham familia, trabalho, filhos tambem e diziam ao pai que nao tinham tempo. Ai ele disse: “os valores do ocidente sao bem diferentes dos nossos, mas estes valores tambem estao chegando nos nossos paises, os jovens gostam muito. Voce pode pensar mais em voce, fazer so o que tem vontade, seguir nenhuma tradicao, ‘e bem mais facil”. Ai ele emendou contando que hoje, as pessoas parecem como os quadros, tem uma moldura fantastica, super bem trabalhada, detalhada, mas dentro do quadro nao tem foto, esta vazio. Ele disse: “veja as pessoas a sua volta, as molduras estao sempre bem cuidadas.” Pra fechar a conversa, falou: “para nos, a ordem de valores ‘e assim: primeiro vem Deus, segundo vem a familia (incluindo seus pais velhinhos), terceiro vem o bem estar do outro e so em quarto vem voce mesmo!”
Fiquei pensando… qual ‘e a ordem dos nossos valores? O Taric, o tal senhor, estranhou, mas quando ele acabou de falar, eu chorava, pedi desculpas e chorava… fiquei emocionada. Foi um momento bem especial. Aqueles momentos da viagem para nunca mais esquecer.

por tambemsai Postado em Siria

3 comentários em “Uma licao de valores humanos (entre o Oriente e o Ocidente)!

  1. Filhinha querida
    Choro tambem, muito…
    Senti a inversão de valores se é que se pode dizer assim. Mas onde houve o desviu no processo evolutivo de nossas gerações? Como pudemos abandonar nossos pais nessas escolhas modernas?
    O que ocorreu em nossa psicologia que tergiversou sentidos verdadeiros?
    Estou refletindo filha…
    Beijos com muito, muito amor…

  2. Oi Bibi,
    na primeira viagem que fiz a um país muçulmano fiquei totalmente chocada, me sentia acuada, estranha… Acabei “alugando” completamente minha guia com as questões sobre o islamismo. A princípio me mantive fechada coberta de preconceitos, é muito difícil mesmo para nós, em algum momento algo se perdeu… Mas, uma das grandes lições que apreendi nessa viagem foi olhar pelo olhar do outro, mais especificamente deles, e isso tb não é fácil. Realmente, como contaste nesse post, será que não é muito mais chocante o que eles vêem em nós do que o contrário? Pra refletir muito e mudar quem sabe um dia…
    Beijos

    • Oi Ma,

      Pois ‘e, o 11 de setembro acho que ficou muito marcado na cabeca da gente. E as mulheres com as burcas tb. Parece que sao todos reprimidos e acuados. Mas olha, de perto, e foram varios paises que passamos, eles sao muito mais parecidos conosco do que os hindus e os budistas. Alem da religiao considerar o velho e novo testamento, o mundo muculmano vai muito alem dos nossos preconceitos. Voce me estilmulou a escrever sobre eles no proximo post. Hoje os muculmanos sao nossos preferidos, em hospitalidade, carater, retidao, mas o que nao imaginava ‘e que a religiao deles tb fosse tao linda e o misticismo entao, nem se fala.

      Beijao

Deixe um comentário

