Ainda no Oriente, mas agora o europeu!

Da Siria fomos para Turquia e a sensacao foi de chegar no Ocidente. Ruas bem asfaltadas, onibus com DVD e ate wi-fi e comidas mais variadas… O sentimento de “jornada” foi substituido por “ferias”. O cenario era quase familiar, se nao fossem os muitos muculmanos e a cultura turca. Um dos pontos altos de estar na Turquia sao as viagens de onibus de um lado ao outro do pais, a beleza natural ‘e de matar. Acho que em toda viagem nunca tinha visto tanta coisa linda pela janela!

Comecamos pela Capadoccia, um pequeno vilarejo circundado por formacoes rochosas de tirar o folego e outras ate curiosas, que formam um cenario belissimo. Sobre os montes, varios monasterios cristaos feitos dentro de cavernas, tendo sido ja grande centro de estudos e peregrinacao crista no sec 13. Aproveitamos para ficar num hotel com quartos em cavernas para experimentar. Achei um pouco claustrofobico para o meu gosto, uma janela sempre faz falta. Tive um sonho terrivel na caverna, que tinha morrido e acordado no purgatorio. Abria os olhos e nao enxergava, tentava falar e nao saia voz, tentava me mover e nao tinha mais movimentos. Eu era so espirito e nao sabia o que fazer so como espirito, estava condicionada a ter corpo… no meio do sonho lembrei que a escuridao era porque estava na caverna e acordei. Mas depois fiquei pensando no meu sonho e me dando conta do quanto ele tinha sentido…

Monasterios cristaos na caverna!

Visual das pedras por todos os lados!

Da Capadoccia aproveitamos para ir ate Konya, uma cidade relativamente grande, que ‘e o centro de uma das mais famosas ordens do Sufismo – o Mevlana. O ritual Sufi ‘e lindissimo, os homens chegam ao centro, reverenciam Deus, sentam e comecam a se concentrar nos mantras do Corao feitos por mais um grupo de homens. Depois de um tempo, levantam e comecam a rodar em circulos para o mesmo lado, por horas, em transe. O seu rosto ‘e caido para um lado no mesmo tom de humildade dos Santos. O Sufismo ‘e o ramo mistico do Islamismo que vou explicar mais para frente. Abaixo segue um pequeno trecho de um poema Sufi que estava nas paredes:

Sete Conselhos do Mevlana:

Em generosidade e em ajuda aos outros seja como o rio.

Em misericordia e graca seja como o sol.

Com os defeitos dos outros seja como a noite.

Em raiva e irritabilidade seja como a morte.

Em modestia e humildade seja como a terra.

Em tolerancia seja como o mar.

Seja visto como ‘e ou seja como ‘e visto.

Nao 'e lindo?

De la fomos descansar numa praia deliciosa chamada Olympus e desfrutamos de uma rotina de ferias: praia, sorvete, frutas, jantar, bangalos, leitura e cama. A pousada ficava num lugar bastante tranquilo, circundado por montanhas e cheios de pes de frutas. Deu para fazer bastante yoga e ter alguns bons insights.

A caminho de Istambul, paramos em Pamukale e em Efesos, para conhecer a casa da Nossa Senhora, onde ela morou nos seus ultimos anos de vida. A casa foi transformada em capela e no lado de fora um muro cheio de bilhetinhos ‘e deixado pelos peregrinos, com milhares de pedidos de ajuda e protecao.

Fachada da biblioteca da epoca em Efesus!

Pedidos para Nossa Senhora!

Em Istambul escolhemos por fazer novamente couchsurfing para conhecer um pouco melhor a cultura. Acabamos tendo muita sorte e de ultima hora surgiu “a casa do Memet”, ele estava largando trabalho para viajar a Africa para alguns destinos que a gente foi e depois queria conhecer o Brasil, entao acabou gostando muito do nosso profile. Nos recebeu muuuuito bem, fazendo a gente se sentir mais do que em casa e acolhidos.

Istambul!

Descansando no parque!

Mais Istambul!

A minha saudades de “ estar numa casa” era tao grande que passei dias lavando a louca e limpando o chao…. Ao lado tinha um mercadinho e aproveitava para fazer compras e jantares para os meninos… O Memet tinha mais dois amigos muito queridos.

Muito bom chegar num mercado, escolher coisas que voce gosta ao inves de receber um prato pronto… Comprei ate sucrilos! Nunca pensei que poderia valorizar esse tipo de coisa… Como passaria por Mocambique, o Memet queria aprender portugues, dei uma aula bem sem pretensao… e pronto, ele ja formava frases sozinho e entendia o que a gente falava devagar, tudo porque estudava literatura francesa na universidade e como ‘e latim, achava que dava para compreender mais facil… Cada um com seus talentos.

Nosso querido amigo Memet!

Istambul ‘e uma cidade belissima, mas lotada de turista, o que cansa um pouco. A parte asiatica ‘e muito mais aconchegante que a europeia. Mas gostamos bastante das duas. Quase perdemos o trem a noite pegando o ferry da asia para europa, porque nos perdemos no tempo fazendo um piquenique com o Memet e o bla bla. As 22:00h embarcamos para Plovdiv. No trem quem dividia a cabine conosno era um jovem medico chileno, muito gente boa. Conversamos um monte e demos muita rizada. Apelidamos ele de peruanito, pois estavamos falando dos paises vizinhos que cada um tira sarro (pois sempre tem) e os chilenos tem horror a ser comparados com o peruanos. Entao, deu a deixa. E ele tambem nao perdeu a oportunidade de nos chamar de argentinos… Foi bom para relembrar do quanto o sangue latino ‘e piadista. No fim das contas a gente ja estava quase dando cascudo um na cabeca do outro.

Um pouco antes de quase perder o ferry!

O peruanito!

Plantacoes de girasol no caminho!

Do trem seguimos direto para Plovdiv na casa de uma velhinha que estava oferecendo quarto na estacao. Muito simpatica, morava sozinha, seu marido ja tinha falecido. Dei algumas roupas para ela lavar, e a bermuda imunda do Gui que estava manchada de um oleo que nao saia. Ela aproveitou para costurar os furos e passar um pouco de kiboa, a bermuda bege hoje tem um circulo branco enorme bem na frente. Ficou horrivel…

Plovdiv!

Dois dias depois chegamos em Sofia na casa do Stefan, outro couchsurfing que foi nos buscar na estacao de onibus. A caminho para ele nos deixar na casa de sua amiga Gerry (pois nos deu duas opcoes: ficar na casa de sitio do seu avo falecido ou na sua amiga Gerry perto do centro), ele nao parava de falar enlouquecidamente. Era engenheiro eletronico e estava fazendo PHD. Ficamos um pouco assustados e me deu uma preguica da decisao de fazer outro counchsurfing, pois estavamos com a boa lembranca do Memet…

Como a Gerry tinha uma reuniao nos deixou sozinhos no seu ap e aproveitamos para descansar. Mais tarde nos encontramos com ela, Stefan e alguns amigos no centro. E foi bem mais legal. Comecamos a gostar do Stefan e a entende-lo. Ele fazia o estilo totalmente maluco, guiado pelo vento e pelo momento… nao tinha nenhuma ordem nem direcao. Mas em compensacao tinha um coracao mais do que grande, que ha muito tempo nao encontrava por ai. Gerry ja era mais seria e pe no chao, dando um bom balanco ao Stefan. Era meio uma relacao de amigos ou mae e filho. Com o tempo, os dois tornaram-se otimas companhias.

Sofia ‘e linda e tem bem aquela cara que imaginamos de leste Europeu. Cheia de predios comunistas, avenidas largas com trem antigo passando no meio, com pracas arborizadas e aconchegantes e muito florida. Em Sofia vi a igreja mais linda de toda viagem.

Sofia!

A igreja mais linda!

Ficamos tres dias por la e seguimos com o Stefan e a Gerry para um monasterio ortodoxo numa cidadezinha ali perto. La ficava um monje bastante polemico e famoso da Bulgaria. Uns adoram outros odeiam. Ele faz o estilo monge moderno, que canta mantras budistas, fala o que pensa,’e extravagante e ao mesmo tempo ‘e monge. Os modernos adoram e os tradicionais odeiam. Fomos conhecer…

No caminho paramos para visitar outro monasterio, se soubesse que tinham tantos monasterios legais teria feito um retiro como na India, mas nao tinhamos mais tempo. Almocamos ali do lado, tomamos banho de rio (minha nova paixao depois do ashram) e seguimos viagem.

O monasterio do monge ficava no alto de uma montanha, com uma vista impressionante. O lugar era lindissimo. E tinha uma comidinha caseira deliciosa. O bulgaros costumam fazer muitas comidinhas no forno bem ao estilo comida de vo. Peguei varias receitas. Bom, o monge realmente era esquisito. Tinha um estilo bem estranho, excentrico. Estava com o braco quebrado por uma queda na escadaria de entrada do monasterio, depois descobri que tinha era porque tinha bebido muito vinho. A noite caiu uma chuva bem fote e fui acordada com uns gritos e muita conversa na porta do meu quarto, abri para ir ao banheiro tentando mostrar minha indignacao, era o monge com alguns hospedes que sempre vao para la, cantando mantras e bebendo… Eu de pijama e o monge me convidava: “senta Bianca para cantar com a gente!” Fiquei indignada e voltei ao quarto. Nao gostei de olhar para aquela cena e ao mesmo tempo ver um quadro enorme de Jesus na Santa Ceia em frente. Achei desrespeitoso. Moderacao ‘e uma virtude que nao deveria falar para um monge. E acho que um pessoa que vive em Deus deve chamar atencao para Deus nao para si mesmo. Mas tive pouco contato com o monge para ter alguma opiniao realmente justa. Ao mesmo tempo, achei ele bem engracado, pois era bastante piadista, contava que rezava pedindo a Deus que nao trouxesse mais turistas para o monasterio, para ele poder ficar sozinho e nao precisar dar atencao. Mas a moca que cuidava da cozinha, desejava os turistas para ajudar a manter o lugar, pois eles gastavam nas comidas, entao ela reclamava dando rizada que era por causa das rezas dele que os turistas nao estavam vindo mais…

No monasterio com amigos, do lado direito Stefan e Gery!

O monge polemico!

No domingo acordamos, o monge estava vestido a carater batizando algumas criancas. Fazendo direitinho o seu trabalho. Foi uma experiencia legal, saber que alem dos ashrams na India existem monasterios lindos nos Balcans.

Voltamos para Sofia e no dia seguinte nos preparamos para nos despedir do Stefan e da Gerry. Quando estavam nos levando para pegar o onibus para Scopje na Macedonia, de repente, todos os nossos planos foram mudados e a vida nos levou ate o Baba Mondi…

4 comentários em “Ainda no Oriente, mas agora o europeu!

1. Olá Querida Bianca, há quanto tempo não lia seu blog, adorei saber as notícias, você tem razão, nós chilenos não gostamos de ser ocnfundidos com Peruanos, nem Bolivianos…rs
    Super bj, se cuidem
    Paola

2. Nossa Bibi…quantas vivencias!!
    A caverna o sonho e a espiritualidade entrelaçadas com…Poema Sufi,monasterios, “monge polemico”, amigos…
    Estamos derretendo de saudades!

3. Bibi olha só que interessante encontrei sobre Sufismo:
    Consideram como fundamentais oito princípios:

Ter consciência da respiração;

Ver por onde se caminha;

Viajar interiormente;

Experimentar a solidão no meio da sociedade humana;

A recordação de Allah (também chamado Zikir);

O refrear dos pensamentos;

O controle dos pensamentos;

A concentração no Divino.

Uma característica desta ordem é o “zikr silencioso” (lembrança de Deus), ao invés da vocalização em voz alta como faz as outras ordens sufis. Também faz parte a “oração em movimento” – cada passo e ação é uma lembrança de Deus.

Chamou atençao:
    O refrear dos pensamentos;
    O controle dos pensamentos…