Gratidao!

Esses dias vendo um por do sol numa ilha paradisiaca na Croacia, curtindo o ultimo dia na ilha, contemplando o entardecer, pensava no Sentido da vida. Olhando aquele sol se por e os passaros a plainar sobre o vento, pensava em Deus, no homem e em mim mesma.

Esses dias li num livro que dizia que os passaros, assim como todos os mineirais, vegetais e animais, expressam sua gratidao a Deus pelo simples fato de existirem. Mas que o homem, unico capaz de pensar, de escolher e de amar, expressa sua gratidao por quanto usa de sua faculdade de pensar, por como usa sua liberdade e por quanto ‘e capaz de amar, de ter sentimentos nobres.

Olhava para a magia daquele fim de tarde e agradecia por todas os sentidos que essa viagem me mostrou… pela abundancia de sentido, de vida e de amor que hoje preenchem meu coracao.

Lembrei de um dia, quando uma das primeiras pacientes que atendi, me disse que foi diagnosticada como depressiva e que sofria de uma doenca que fazia da vida dela, uma vida sem sentido. Olhando para ela, por mais que ela me desse mil razoes, nao conseguia ver doenca alguma naquela mulher… Muito pelo contrario, via muita vontade de viver, mas pouca consciencia de porque viver.

Aos poucos fomos resgatando esses porques, que sao tao necessarios para as pessoas mais sensiveis. E no fim de uma sessao perguntei a ela se ja tinha visto o sol nascer ou ser por. Ela ficou em silencio, fechamos a sessao e na semana seguinte ela me disse. “Eu vi o sol nascer e no mesmo dia se por. Mexi tambem na terra e me sujei inteira… e compreendi o quanto minha vida tinha sentido…”

Um muculmano uma vez teve um sonho, onde viu o ceu e o inferno. Viu alguns homens entrando no ceu e outros no inferno. Perguntado quem eram aqueles que estavam entrando no inferno, ele respondeu: os ingratos! O inferno esta cheio de ingratidao… E essa frase ficou na minha cabeca durante a viagem.

Quando hoje olho para a vida querendo encontrar sentido, acho dificil encontrar poucos. Mas o maior, quando penso, nao ‘e sentido do sucesso, nao ‘e sentido da carreira… mas vejo sentido na gratidao.

Por isso agradeci, vendo aquele por do sol, por todo o mundo que Deus no deu para viver, por toda liberdade que Deus nos deu para escolher e por todo amor que Deus nos deu para sermos capazes de sentir e de transmitir.

E me despedi daquele por do sol, nao so cheia de sentido, mas cheia de Deus!

12 comentários em “Gratidao!

  1. Querida,
    gratidão é palavra de ordem para mim esta semana.
    É algo que tem uma energia que preenche e se expande e lhe conecta com outra dimensão da vida. Realmente é maravilhoso porque muda seu estado de consciência. Você vai para uma oitava acima…
    Beijos e até brevíssimo!

  2. Bianca
    Você é uma pessoa abençoada!
    Diz-se que a graça é um dom de Deus.
    Ele te escolheu para encher-se d´Ele.
    Que bom que você sabe aproveitar.
    Um beijo,
    Andrea

  3. olá bianca
    lindo o seu texto
    🙂
    senti algo parecido enquanto passeava durante estas férias e via a beleza que me cerca. tem razão, devemos ser gratos por tudo o que temos e por tudo o que nos rodeia. mas primeiro devemos agradecer o simples facto de podermos ver

    sabe quem eu sou?
    escadaria da igreja em dubrovnik, à noite… acendi-lhe o cigarro e estivemos a conversar um pouco sobre as nossas viagens…
    um beijo grande
    🙂
    conceição

    • Oi querida,

      Claro que lembro!! Encontro tao casual. Comecou com um cigarro e foi. Ai me deu um aperto no coracao lembrar daquele momento, ja estou sentindo saudades da viagem. Obrigada por ter entrado nos nossos blogs e verei o seu assim que voltar.
      Beijao e bom casamento haha

  4. Bibi … gratidão …quanta doçura se derrama então sobre a vida, quanta força interna surge, como Deus se mostra plenamente palpavel…nesse sentimento. Me parece que voce reverenciou Deus e a gratidão foi o movimento singelo que laçou seu espírito em direção ao metafisico…
    Sublime experiencia filha.

  5. Bianca, não sei se tu ainda lê os comentários aqui, mas queria que tu soubesse o quanto os teus posts me fazem bem. Eu te leio como um livro.
    Gosto de viajar também, estou começando nessa vida agora, e é muito bom ver alguém com o mesmo instinto e com os mesmos questionamentos se dando bem nessa jornada, se encontrando.
    Muito obrigada por existir e por compartilhar tuas experiências, elas são importantes.

    Que tu continue assim e seja sempre feliz (:
    Um abraço bem apertado! -tipo daqueles que a gente dá ao se despedir de alguém muito querido que conheceu em algum hostel por aí hehe

    • Oi Caroline, eu sempre vejo sim, quando alguém comenta, e fico muito feliz de saber que você tem os mesmos instintos que eu. É tão bom encontrar com pessoas parecidas com a gente, nesse mundão tão diverso, é maravilhoso sentar com quem também quer entender o significado das coisas.
      Gostei muito do abraço apertado de despedida, pude imaginar e sentir a cena. Obrigada por dividir tuas impressões.
      Você está se preparando p viajar por longo tempo, ou tem viajado? Um beijo!!!

Deixe um comentário

