Humildade!

Uma das coisas que mais paraliza o meu espirito ‘e quando estou em terra muculmana e escuto a chamada das mesquitas. Nas sextas-feiras, principalmente, que ‘e o dia sagrado dos muculmanos, elas ficam ainda mais alardeantes, parecendo uma disputa de qual mesquita chama mais alto os devotos para rezar. Tudo silencia em volta, e não tem como voce não ficar extasiado diante da beleza daquelas chamadas. Bem que podia ser assim nos paises cristaos, o barulho dos sinos da igrejas ser ensurdecedor por alguns minutos. Sinto como se as chamadas viessem diretamente do ceu, como um grito la do alto para todos os homens da terra. Sinto vontade de parar e rezar junto.

E caminhando pelas ruas, uma cena me chamou atencao. Numa das sexta-feiras, estava la, um grupo enorme de devotos, rezando em frente a mesquita. O jeito que os muculmanos rezam arrepia, porque sao diversos gestos encadeados: eles se ajoelham, encostam a testa no chao e levantam juntos, diversas vezes.

Quando voltei de viagem, algumas pessoas me perguntaram, quando eu contava da beleza que era ver os muculmanos rezarem, porque eles se ajoelhavam? Eu demorei para entender essa pergunta… O ponto era porque se ajoelhar, porque se humilhar assim! Ouvi isso algumas vezes. E entendo que fique dificil compreender, já que vivemos num tempo em que o homem ‘e o centro, o dono do universo, e entender alguem tao importante se ajoelhar para alguem, mesmo que este alguem seja Deus, fica complicado. Ate porque o Deus de hoje nem pode parecer mais tao poderoso, nem ser chamado de Deus, talvez de forca maior, consciencia universal…

Pertinho da mesquita, seguimos para uma ruazinha cheia de pequenas lojas locais e eu entrei numa delas para comprar um cachecol. Não vejo ninguem, procuro o dono da loja, ele estava ajoelhado, rezando. Discretamente eu fui embora, mas o tempo que eu fiquei ali, ate encontra-lo, era suficiente para ele parar e me atender. Mas ele preferiu rezar! Aconteceu a mesma coisa em mais duas outras lojas que entrei em seguida. Achei aquele ato tao bonito. Uma hierarquia de valores justa, que sa’i de cabeca baixa pensando nos nossos valores.

Bem aventurados os pobres de espirito, disse Jesus! Os pobres de espirito são os humildes, que não vivem apenas para buscar prazeres e riquezas e sim, para serem santos! Santo vem do latim e significa são – uma busca por ser uma pessoa virtuosa. E os ricos de espirito, são os ricos em opiniao, os orgulhosos. Orlando FedeliO Sermão da Montanha e as Bem Aventuranças Evangélicas

 

11 comentários em “Humildade!

  1. Bibe:
    Percebo que, em sua caminhada por este mundo, você repara sempre que a religião está em todos os povos. Como já disse Ortega y Gasset: “A religião e a poesia foram feitas para a vida.”
    Um grande beijo,
    Andrea

  2. Oi Bibi, que forte o titulo deste post: Humildade!

    Ai como recordo deste som nas chamadas das mesquitas. Doi de tão fundo que alcança…só a humildade aciona e da noções que preparam para investigaçao interna daquele que ajoelha o …”ser inteligente e espiritual, que busca a gravitaçao de sua consciencia em tudo que pensa e faz…”
    Mas,a chamada da mesquita desperta meu espírito, acorda e estimula até as lágrimas.

  3. Lindas as suas colocações miguinha… lembro que me sentia paralizada, arrepiada com os sons de uns instrumentos utilizados pelos monges, na hora das cerimônias! Partilho da mesma opinião de que os países cristãos deveriam ter algo similar!
    Fica com Deus linda… beijos no seu coração!

    • Pois ‘e amiga!! A coisa aqui ta dificil com internet!! Tem filtro, nao da pra acessar o blog e os emails ‘e uma lentidao para abrir que nao vale a pena entrar numa lan house.
      Friozao? Ai que medo….
      Tb com saudades amiga dos nossos lanches haha!!!

      Beijao p/ Helinho!!

  4. Olá, acabei de descobrir seu blog e adorei. Vc e seu esposo realizaram meu sonho rs mto bons seus textos, especialmente este. Não poderia concordar mais… grande abraço! Ah, me chamo Arlione e sou de Manaus-AM.

    • Oi Arlione,

      Obrigada!!! Também gosto muito desse post, e entendo você ter gostado tb.
      É o tipo de texto que faz sentido para quem preza o Espírito.
      Realizamos um sonho mesmo, sou grata todos os dias por essa viagem.

      Um abração

      Bianca

Deixe um comentário

