Revolucao Turca

Com o fim do Imperio Otomano, a Turquia comecou a se organizar como um pais. A regiao era ocupada por diversas etnias, com suas respectivas linguas, costumes e tradicoes. Porem, durante esse processo de organizacao, todas estas caracteristicas foram negadas.

A proposta era construir um pais moderno, com muitas caracteristicas do Ocidente, buscando formar um sentido de unidade nos diversos povos, a custa de todos se tornarem turcos, esquecerem suas origens e tradicoes, para formarem um so povo, com uma so cultura e uma so lingua.

Os turcos já eram um povo, e a nacao que estava surgindo aparentava ser construida somente para eles, pois eram a maioria. Assim, apenas suas tradicoes seriam preservadas, após ainda uma grande modernizacao destas.

Modernizacao significava, nas maos do governo Ataturk, tornar a Turquia uma “democracia” secular: de direitos iguais para homens e mulheres, com a adocao do alfabeto latin e do modo de se vestir europeu. As comemoracoes folcloricas foram banidas e ate mulheres foram proibidas de usar veus no seu ambiente de trabalho e escolas, isso bem antes da Franca…

Tudo como manda o figurino moderno: secularismo, progresso, padronizacao, obsecao pelo novo, pela re-invencao, pelos prazeres, pela ciencia, pela tecnica e pelo futuro. Afinal para que serviram as geracoes anteriores e todos os seus valores? Parece que não serviram para nada!

Uma pena que o pensamento moderno não tenha comecado antes, tantos erros teriam sido evitados e o indice de felicidade humana seria arrebatador, como se ve hoje nos grandes centros urbanos.

De certa forma, o projeto dos turcos deu certo – como era de se esperar, já que o momento vem sendo propicio ao modernismo desde entao, e com isso surgiu um sentimento muito forte de nacionalismo. Grande parte dos turcos se orgulham da Turquia moderna, se sentem acompanhando o Ocidente. Porem, muitas minorias ate hoje lutam pelos seus direitos, como se p^ode ver pelos diversos protestos nas ruas, já que as eleicoes estao proximas.

Anúncios

2 comentários em “Revolucao Turca

  1. Bibi
    lembrei o hinduismo…
    “TUDO O Q HÁ NA SUA ALMA Q NÃO TEM UM NOME É INACESSIVEL PARA VC”…
    E este pensamento moderno nao esta na alma do povo e com certeza ainda que esteja latente, nao tem um nome. Dificil perceber entao a demcracia se instalando na Turquia, sem os valores das tradiçoes e da sua propria historia.
    saudades de vcs
    bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s