Reflexoes de um viajante.

Esses dias eu estava pensando como ‘e bom ter esse blog para escrever. Conheci muitos viajantes que sairam de viagem com um blog e , ainda no comeco, já tinham desistido de continuar. Toma bastante tempo manter um blog: voce precisa relembrar o que voce fez, os lugares que voce foi, recortar algumas experiencias e reflexoes dispertadas, e tentar escolher algumas fotos que retratem não so o lugar, mas como ‘e a vida ali.
Durante todo o tempo de viagem, apesar do trabalho que o blog me dava, eu nunca pensei em deixar de escrever, as vezes me debatia um pouco sobre o que escrever, diante de tanta coisa que podia ser expressada de um mesmo lugar. Poucas vezes tive que escreveer para não passar em branco, porque durante toda a viagem procuramos escolher lugares que nos trouxessem experiencias muito ricas e foi o que acabou acontecendo quase cem por cento das vezes.
Me lembro que no comeco tudo me surpreendia e como eu era capaz de perceber cada detalhe, que hoje nao consigo mais. Por exemplo, agora quando vejo uma mulher muculmana toda coberta sinto o mesmo impacto que em ver uma mulher de bermuda e regata. Nessa epoca, tambem tinha historias muito engracadas para contar, que no comeco eram espontaneas, mas que depois de um certo tempo se tornaram pequenas para mim diante do que se podia perceber de uma viagem.
Enfim, parecia que ao longo do percurso, a viagem ia se ampliando tanto diante de mim, que tinham momentos que eram simplesmente belissimos. E que de tempos em tempos se repetem. Voce se emociona, paraliza, fica embebida por uma felicidade e sentimento de satisfacao indizivel, e agradece por poder estar vivendo aquilo! ‘E como se toda a sua vida fizesse sentido naquele instante que voce esta ali. Tem um filosofo chamado Luis Lavelle que retrata muito bem essa experiencia, quando diz:

“ Há na vida momentos privilegiados nos quais parece que o universo se ilumina, que nossa vida nos revela sua significacao, que nos queremos o destino mesmo que nos coube, como se nos proprios o tivesse escolhido.”

Eu tive varios desses momentosdurante a viagem, especialmente no leste da Africa, India e Oriente Medio. E muitos deles ocorriam de novo, quando eu estava re-cotando para mim mesma e para voces, os lugares que eu tinha ido. Talvez por isso ate, depois de um certo tempo, eu não conseguia mais dar rizadas das galinhas dos onibus da Africa, ou dos perrengues que a gente passava, porque a propria experiencia da viagem vai te levando a outras reflexoes. Parece que a viagem vai se tornando cada vez mais seria, e a tua relacao com a vida tambem. Não num sentido ruim, mas a vida adquire muito mais significado. Coisas que eram importantes passam a nao ser mais. Coisas que nao eram importantes, passam a ser muito. As referencias mudam, os valores se alteram e os projetos mudam de direcao.
Enfim, a vida vai passando, ontem e o minuto anterior vao se desfazendo, e o que sobra de voce no fim das contas ‘e apenas uma consciencia presente, que tenta integrar as diversas partes da sua vida em direcao ao significado dela. E quanto mais voce caminha, mais teus projetos se tornam pequenos, diante da imensidao que a vida vai revelando. Tudo vai se tornando profundamente interessante.

8 comentários em “Reflexoes de um viajante.

  1. Oi Bibi,minha viajante preferida…
    É bom maravilhoso mesmo vc anotar suas recordaçoes e vivencias, com certeza!
    Pois ja dizia Pecotche:”Confiar na memória é expor-se ao esqueciemento”.
    Escreva sempre querida, assim viajamos junto…bjs

  2. Bianca, lindo esse post!! Acho que é por tudo isso que vc escreveu que existe a máxima popular: a vida continua. Por pior que a gente ache que seja algo que passamos, a ‘vida continua’ e dia a dia vamos aprendendo que não há “mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe”, pois a vida é muito maior que tudo isso que julgamos bom ou ruim, nao é msmo?!
    Bjs, Glau.

Deixe um comentário

