Leh – o Tibet da India!

Negociamos no centro um taxi comunitário que sairia bem cedinho no dia seguinte para Leh, nosso próximo destino. A Jami estranhou muito nossa negociação. Fomos ao centro, encontramos um grupo de taxistas que faziam esse trajeto, perguntamos o valor, negociamos e combinamos o horário dele passar nos buscar dali dois dias. A Jami perguntava: ” mas vocês confiam que ele irá nos buscar?” e a gente dava rizada, porque o fio no bigode aqui funciona muito bem. Viajamos o mundo assim.

Dois dias depois acordamos cedo e deixamos o nosso barco-casa e voltamos a terra firme esperar nosso táxi. Ali aguardando, os tres estavam tristes olhando para o gloriosíssimo Lago Dhaal sabendo que era hora da despedida. Uns 30 minutos depois, chegou nosso táxi com cinco passageiros.

O lago Dhal coberto...

O lago Dhal coberto…

No caminho fui percebendo que o motorista era muito barbeiro, e a estrada muito ruim, sem acostamento e com uns penhascos absurdos, que se despencássemos de lá, nao haveria chance nenhuma de sobrevivencia. Começei a ficar nervosa e pedi para ele prestar mais atenção. O Gui ficou um pouco com vergonha de mim. Mas eu fico muito indignada quando vejo descuido com a vida.

Aos poucos a estrada foi melhorando e não havia mais penhascos. Caso capotássemos tínhamos grandes chances de sair com vida, isso foi me tranquilizando… No caminho fomos passando por cidadezinhas nas montanhas absolutamente paradisíacas, inesplicavelmente lindas, que moraria em cada uma delas agora. A região é simplesmente espetacular e ainda não havíamos chegado em Leh.

Cidadezinhas no caminho.

Só chegamos a noite, saímos 06h00 de Srinagar e colocamos o pé em nossa pousada as 23h30, estavamos mortos e mau humorados. Já não conversávamos, latíamos.

No outro dia quando acordamos fiquei apaixonada polo lugar, muito mais parecido com o Tibet do que com a India, parece que voce está em solo budista. E de certo modo está, se não fosse os chatos dos kashimires tentando vender alguma coisa, enquanto os indianos tibetanos, nem te atendiam quando voce entrava nas lojas, precisando insistir para comprar…

Leh é incrível, por tudo. Pela cidadezinha, pelas montanhas, pelo clima, pelo astral do lugar.Já está um pouco turistico demais, mas não perde o charme do lugar.

Nas ruas.

Vendedora de tomates.

Fizemos um trekking um dia pelas montanhas rochosas aos arredores de Leh, e eu passei um pouco mal pela altura. Dormimos na casa de uma família no meio do nada, em uma vila paradisíaca, inesquecível.

Foi muito bom conhecer e conviver com a família que nos hospedou, seus costumes, sua alimentação, suas rezas, sua vida. A Jami ficou maravilhada. Eu também. Me emocionei várias vezes.

A caminho!

Na vila.

A casa onde nos hospedamos.

No topo da vila.

Foi maravilhoso voltar pelas montanhas, se não fosse minha dor por mais uma daquelas infecções alimentares que de vez em quando acabo pegando na viagem. Mas que valem cada buscopan pela aprendizagem.

Depois de alguns dias na região, voltamos de avião para Delhi, pois a estrada que ia até Manali já estava se fechando, e não conseguiríamos chegar em Delhi por terra.

De Leh para Delhi foi como chegar do silencio para o barulho, mas como tínhamos escolhido um hotel longe do centro, em um bairro de refugiados tibetanos, nos sentimos em casa. E a Jami continuava emocionada. Agora com Delhi!